Importância de analise de dados geográficos nos dias atuais.






Nos dias atuais são produzidos diversos dados e em grande quantidade. As pessoas vivem produzindo dados com seus smartphones, redes sociais ou até mesmo com uma simples compra na internet. Mas nesse momento vem uma pergunta simples à cabeça. Onde estão essas pessoas? Saber de onde essas pessoas estão localizados seus clientes é de suma importância para as empresa. Em primeiro lugar é necessário entender que dados por si só não auxiliam na tomada de decisão, mas se analisados de forma correta eles são de grande valia para o sucesso de um produto, por exemplo. Mas aí vem outra pergunta como relacionar os meus dados com o espaço? A maioria dos dados produzidos podem ganhar atributos de latitude e longitude e com isso esses dados podem ser inseridos em um mapa e a partir desse momento pode-se analisar a espacialização desses dados. Ele indicam, por exemplo, a concentração ou dispersão de clientes em uma dada região.
As pessoas produzem dados e elas estão localizadas em um ponto do globo, logo em qualquer circunstância, pode-se conseguir a localização dessas pessoas sendo elas regionalizadas em setor censitário, bairro, cidade, região, estados, país, entre outros modos de segmentação do espaço. Todo esse tipo de divisão espacial tem-se uma latitude e longitude, a partir disso podem-se classificar os dados em áreas comuns. Através do georreferenciamento desses dados o analista é capaz de criar coisas especificas para uma determinada região, pois uma pessoa localizada em uma dada área tem costumes e estilo de vida diferenciado de outras pessoas em uma localização diferente. As ferramentas de geotecnologia são utilizadas para auxiliar nessa analise e interpretação de dados e com isso responde algumas perguntas que podem confirmar ou não uma dada hipótese levantada anteriormente. Esse tipo de analise facilita a criação de conteúdos diferenciados para cada localização. Por se tratar de dado, existe ainda a possibilidade de se segmentar por faixa etária, sexo, estilo de vida, entre muitos outras formas de segmentação.
Com os dados geográficos ainda pode-se coletar informações das localizações onde o seu cliente tem o costume de visitar. Esse tipo de dado auxilia na criação de conteúdos que estão voltados para esse cliente, apresentar produtos relacionados a esse lugar ou até mesmo criar combos de produtos a partir dessa informação.

Esses dados são de grande importância para empresas e até mesmo para o governo, pois mostra de uma forma natural como é o comportamento de uma dada população, alguns de seus costumes e a partir de outros dados relacionados podem auxiliar no planejamento e execução de políticas publicas, por exemplo, ou em planos de expansão de um empresa.