
Nos dias
atuais são produzidos diversos dados e em grande quantidade. As pessoas vivem
produzindo dados com seus smartphones, redes sociais ou até mesmo com uma
simples compra na internet. Mas nesse momento vem uma pergunta simples à
cabeça. Onde estão essas pessoas? Saber de onde essas pessoas estão localizados
seus clientes é de suma importância para as empresa. Em primeiro lugar é
necessário entender que dados por si só não auxiliam na tomada de decisão, mas
se analisados de forma correta eles são de grande valia para o sucesso de um
produto, por exemplo. Mas aí vem outra pergunta como relacionar os meus dados
com o espaço? A maioria dos dados produzidos podem ganhar atributos de latitude
e longitude e com isso esses dados podem ser inseridos em um mapa e a partir
desse momento pode-se analisar a espacialização desses dados. Ele indicam, por
exemplo, a concentração ou dispersão de clientes em uma dada região.
As pessoas
produzem dados e elas estão localizadas em um ponto do globo, logo em qualquer
circunstância, pode-se conseguir a localização dessas pessoas sendo elas
regionalizadas em setor censitário, bairro, cidade, região, estados, país,
entre outros modos de segmentação do espaço. Todo esse tipo de divisão espacial
tem-se uma latitude e longitude, a partir disso podem-se classificar os dados
em áreas comuns. Através do georreferenciamento desses dados o analista é capaz
de criar coisas especificas para uma determinada região, pois uma pessoa
localizada em uma dada área tem costumes e estilo de vida diferenciado de
outras pessoas em uma localização diferente. As ferramentas de geotecnologia
são utilizadas para auxiliar nessa analise e interpretação de dados e com isso
responde algumas perguntas que podem confirmar ou não uma dada hipótese
levantada anteriormente. Esse tipo de analise facilita a criação de conteúdos
diferenciados para cada localização. Por se tratar de dado, existe ainda a
possibilidade de se segmentar por faixa etária, sexo, estilo de vida, entre
muitos outras formas de segmentação.
Com os dados
geográficos ainda pode-se coletar informações das localizações onde o seu
cliente tem o costume de visitar. Esse tipo de dado auxilia na criação de
conteúdos que estão voltados para esse cliente, apresentar produtos
relacionados a esse lugar ou até mesmo criar combos de produtos a partir dessa
informação.
Esses dados
são de grande importância para empresas e até mesmo para o governo, pois mostra
de uma forma natural como é o comportamento de uma dada população, alguns de
seus costumes e a partir de outros dados relacionados podem auxiliar no
planejamento e execução de políticas publicas, por exemplo, ou em planos de
expansão de um empresa.