Colorir polígonos com cores graduais





Nesse tutorial vamos criar um script para inserir classes de símbolos de forma gradual, ou seja, selecionar uma coluna da tabela de atributo e separa-las em intervalos e colorir os polígonos de forma gradual a partir dos valores da coluna.


Neste caso já iremos deixar um shapefile aberto no Qgis e trabalhar com a camada ativa, ou seja, com o shapefile que está selecionado no canto esquerdo da tela. (Marcado em vermelho)

 

A próxima imagem é referente ao script que será inserido no editor Python do Qgis.


As linhas a seguir irá explicar de forma ampla o significado das linhas do script Python acima.

A primeira linha é referente a um importação de uma biblioteca de espera, ela foi inserida apenas para o vídeo (final do artigo) ficar fácil para entender. Quando ele adicionada dessa forma ”sleep(2)” ocorrerá uma pausa de 2 segundo.

O código a seguir carrega as informações da camada que está ativa no seu Qgis.

O dicionário inserido na variável “intervalo_color” é responsável por guardar as strings que representam o nome do intervalo, a cor de cada intervalo, o valor máximo e mínimo.

O loop em seguida captura os dados do dicionario e insere em algumas funções para criar os intervalos no Qgis e passa essas informações para a lista “categorias_usadas”.

O último bloco de código ele irá renderizar os intervalos criados e atualizar a janela do Qgis para exibir o mapa com os polígonos com as respectivas cores dos seus intervalos. Vale ressaltar que nesse cado foi utilizado a coluna “N_emp_atu” que se encontra na tabela de atributo.

A imagem a seguir mostra a coluna que será a base para criar os intervalos e é a partir dela que os polígonos irão receber as cores referentes ao seu valor.



A próxima imagem  mostra uma parte do script dentro do editor, com o lugar para inserir o script e o botão para executá-lo.





Na última imagem se encontra o resultado final que consiste em preencher os polígonos com cores graduada a partir dos valores presentes na coluna “N_emp_atu”.



Até a próxima!

Abaixo se encontra o vídeo de demonstração do script sendo executado.




Será que você precisa de um mapa? Entre aqui se você precisa de uma consultoria.

Quer aprender mais sobre Python no QGIS? Clique aqui