O que é Banco de dados Geográficos





Antes de entender o que é um banco de dados geográficos, é necessário saber o que é banco de dado, pois assim, torna-se mais simples entender o primeiro. Banco de dados nada mais é do que um conjunto de arquivos em uma dada estrutura que se relacionam. Esses arquivos podem ser de qualquer temática. Armazena dados de forma organizada e a partir de algumas linhas de código pode-se obter uma informação sobre aquele tema.
Mas agora uma pergunta: o que é Banco de dados geográficos? É um banco de dados que armazena dados espaciais, visto que existem no mínimo uma Latitude e uma longitude associada aos dados armazenados. Eles podem ser feições de geometrias distintas (Ponto, Linha e Polígono), se for o caso, de dados vetoriais ou até mesmo Imagens de Satélites. Além disso, estão associados a esses dados o Datum e o Sistema de Coordenada utilizado no momento que as feições foram criadas e importadas para o banco de dados geográficos.  Todos esses dados são armazenados em forma de tabela e são relacionados entre eles através de campos chaves.
Um banco de dados convencional não consegue responder algumas questões espaciais, pois eles não armazenam feições geométricas e também não armazenam relações de topologia dos dados. Por outro lado, o banco de dados geográficos suportam feições geométricas em suas tabelas. Por esse motivo, é permitido a análise espacial diretamente no banco de dados geográfico, sendo possível calcular área, distâncias entre dois pontos e centroides de uma feição, entre outras operações.
Com o desenvolvimento dos sistemas gerenciadores de banco de dados geográficos, abriu a possibilidade para se gerenciar dados geográficos, pois eles suportam o armazenamento, consultas e análises desse tipo de dado. Atualmente, existe a possibilidade de escolher entre um Sistema de gerenciador proprietário como o Oracle ou os softwares livres como o PostgreSQL e o MySQL.
Dentro dos sistemas gerenciadores de banco de dados geográfico pode ainda realizar a consulta das informações armazenadas sem necessariamente de visualização destes dados em um ambiente GIS, sendo possível ainda a análise desses dados através de linhas de códigos. Esse processo facilita uma dada tarefa que é recorrente, pois se cria apenas um código e o executa quantas vezes for necessário.

Esse tipo de banco de dados tem o poder de manipular grande volume de dados com alta complexidade. Através do auxílio de linhas de código é possível manipular os dados e responder questões de cunho espacial com modelos matemáticos simples ou complexos. A partir disso é possível a tomada de decisão com base nas informações extraídas desses dados.

Será que você precisa de um mapa? entre aqui se você precisa de uma consultoria.

Quer aprender a automatizar suas análises dentro do QGIS? 
Veja os tutoriais preparados para você aqui.