
Os
dados podem ser de diversos temas como, por exemplo, saúde, geologia, social e
agricultura, entre outros. Mas podem se expandir para outros ramos. Um dos
ramos da geografia que se utiliza muito desse tipo de análise é o
geomarketing, que serve, por exemplo,
para analisar o espaço auxiliando as empresas em qual ponto geográfico ela
poderá investir seus recursos para melhorar suas vendas, dentre outras
funcionalidades.
Hoje
em dia temos o auxílio das novas tecnologias que facilitam esse tipo de
análise, processamento e finalização de projetos de análise espacial. Um
exemplo muito utilizado é a programação em Python, que tem um tipo de linguagem
de fácil compreensão e aprendizado. Ela pode ser utilizada em análises
complexas desses dados a partir de modelos matemáticos, sendo verificados
padrões de distribuições espaciais e outros tipos de análises. Outro ponto a
ser levado em consideração é que a realização de análise espacial também poderá
ser realizada com software de Sistema de Informação Geográficas (SIG),
softwares como Qgis, Arcgis, Gvsig e Spring. Esses programas são boas
ferramentas para realizar essas análises, pois não precisa
necessariamente de conhecimento em programação como na utilização do Python
para esse tipo de fim. Tanto os softwares quanto o Python geram informações em
forma de mapas e gráficos. Esse tipo de representação facilita na visualização
desses dados sendo possível ter um melhor entendimento das informações geradas
após todo o processamento dos mesmos. Toda essa informação gerada pela análise
espacial é fonte de conhecimento fundamental para conseguir aplicar de uma
forma planejada e técnica as intervenções no espaço. Com essas ferramentas nas
mãos minimizamos erros de planejamento e execução de cunho espacial.